sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A Criança e a Oração


Iniciando um Trabalho de Oração com Crianças até 06 anos de Idade

Nós enquanto educadores cristãos compromissados com a Obra de Cristo, precisamos ajudar as crianças desde cedo a fazerem da oração parte importante da sua vida diária. Diante disto, sugerimos um planejamento para os encontros de oração com crianças até 06 anos de idade. Faremos outras postagens dando continuidade a essa.

Sugestão para o 1º Encontro de Oração  

Acolhida: Boas Vindas, Música, Apresentação Pessoal.

Receba as crianças com muita alegria, utilizando o Kit Acolhida (coração e mãos gigantes). Dê um abraço bem grandão em cada uma delas. Diga a elas o quanto está feliz em vê-las ali e em seguida acomode-as em seus lugares.

Cante músicas de cumprimento, de boas vindas, de apresentação pessoal (Bom dia, Boa tarde ou Boa noite; Olá como vai; Boas vindas há; Quem é você?, etc.)

Distribua crachás bonitos e coloridos com os nomes das  crianças.
Devocional: Oração, Música, Palavra

Oração – Você, criança, já orou hoje? Você sabe o que é orar? Orar é falar, é conversar com Deus. As pessoas costumam se utilizar de vários meios pra falarem umas com as outras, a exemplo temos o telefone fixo, o celular, os bate-papos na internet, cartas, fax, etc., mas para você e eu falarmos com Deus, não precisa nada disso. Podemos falar diretamente com Ele, com nossas bocas ou em nosso pensamento, a qualquer hora, em qualquer lugar, em pé, deitado, de joelhos, andando ou até embaixo d’água!
Que tal experimentarmos? Vamos orar?

Música: “Vamos agora orar, falar com Deus o Senhor Criador, as mãos unir e os olhos fechar, para falar com Deus.”
Continue com os olhos fechados, converse com Deus em seu pensamento, fale pra ele o que você quiser. Darei a você 2 minutinhos pra fazer isso e quando eu der o sinal (dizendo amém), encerraremos esta primeira oração.

Muitas pessoas sentem dificuldade pra falar com Deus, algumas costumam dizer que não tem nada pra falar com Ele ou que não sabem o que vão dizer pra Deus. Um dos principais motivos que nos fazem sentir dificuldade pra falar com Deus é o fato de não o conhecermos. Geralmente quando não conhecemos a outra pessoa temos dificuldade pra nos aproximarmos dela, pra cumprimentá-la, pra conversarmos com ela, por ser simplesmente, desconhecida... assim mesmo, quando não conhecemos a Deus, não conseguimos falar com Ele.

Você sabe Quem é Deus?

Palavra – A Bíblia, a Palavra de Deus nos diz assim: “Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas?” Isaías 40.26 (visualize esse versículo, para memorização). A Bíblia nos ensina que todas as coisas foram criadas por Deus, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Através da Criação de Deus podemos perceber que Ele existe. Quando oramos a Ele, damos prova que confiamos na sua existência, que cremos nEle apesar dele ser invisível, por que Ele é Espírito. Quando observamos a natureza, percebemos que Deus é um Deus de beleza, de ordem e de poder.

Deus de beleza – observe como a natureza é linda! O pôr do sol avermelhado, o mar que ora está calmo, ora está revolto, o céu estrelado, as flores coloridas, os pássaros voando e cantando e tantos outros animais... tudo tão lindo, que mais parece um quadro... e quem o pintou foi Deus! (Mostre gravuras ilustrativas e coloridas para as crianças)

Deus de ordem – Ele fez o sol para iluminar o dia, a lua e as estrelas para iluminar a noite; as nuvens trazem chuva e neve; os planetas circulam em volta do sol sempre em suas velocidades normais e em suas rotas... perceba como tudo se encaixa de um jeito maravilhoso, organizado por Deus! (Mostre gravuras ilustrativas e coloridas para as crianças)

Deus de poder – As montanhas são grandes e altas, as ondas do mar são tão fortes, as cascatas são poderosas, o relâmpago é resplandecente e o trovão barulhento. A natureza é poderosa e Aquele que a criou é muito mais poderoso. Glória a Deus!!! (Mostre gravuras ilustrativas e coloridas para as crianças)


Oração – tipo ADORAÇÃO – Adoração é o grande amor e respeito que você tem por Deus. Ele merece sua afeição por que é Santo (perfeito sob todos os aspectos e foi Ele quem fez todas as coisas – inclusive você (Salmo 95.1-6). Você adora a Deus ao se alegrar com tudo que Ele é ao dizer a Ele como é Maravilhoso. Você pode dizer: “Deus, o Senhor é o Criador Maravilhoso. Eu O amo por ser Todo-Poderoso. “Eu O amo por ser Perfeito”. Criança, você pode adorar a Deus através da Sua oração quando e onde quiser.

Atividade de Fixação: Aqui nessa caixinha decorada coloquei alguns motivos de oração que estão relacionados ao que aprendemos hoje sobre o nosso Deus Criador.

o Motivos de Oração: FLORES – ÁRVORES – FRUTOS – PESSOAS – ANIMAIS – LUMINARES (SOL, LUA E ESTRELAS) – NUVENS, ARO-ÍRIS, MARES, RIOS, VENTOS, RELÂMPAGOS E TROVÕES, CHUVA, ETC. (Você educador cristão pode ilustrar esses motivos de oração em fichas com letras grandes e coloridas ou com imagens ilustrativas ou ainda com objetos).

o Cada Criança poderá escolher um motivo dessa caixinha para fazer sua oração em adoração a Deus.

Convite à Salvação: Você criança que ainda não é salva, também pode orar, reconhecendo que é pecadora, crendo e recebendo a Jesus Cristo, O Perfeito Filho de Deus, como Salvador e Senhor de sua vida, Recebendo o seu perdão e adorando-o também como Maravilhoso Deus Criador.

Despedida: Entregue lembrancinhas às crianças contendo o versículo bíblico do dia (Isaías 40.26). Ore pelas crianças.





Créditos imagem:




 

2 comentários:

  1. que benção de projeto vem de encontro com o que Deus colocou em meu coração
    Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. que benção de projeto vem de encontro com o que Deus colocou em meu coração
    Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir