quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Fruto do Espírito

Lição – O Fruto do Espírito é Benignidade
Gálatas 5.22-23


Objetivo: Que a criança entenda o que é benignidade, compreenda como Deus é benigno para conosco e deseje agir com gentileza e cortesia para com os outros


Versículo para memorizar:
Introdução:


Imagine que o seu irmão estragou o seu brinquedo favorito, de propósito. Como você trata o seu irmão depois disso?


Imagine outra situação: uma nova colega da escola é muito rica, mas ela gosta de repartir o que é dela com você. Como você trata sua Colega? Da mesma maneira que trata o seu irmão maldoso? Ou de maneira diferente?


A Bíblia ensina que devemos tratar da mesma maneira, tanto quem nos fez bem, como quem nos fez mal. Que maneira é esta? BENIGNIDADE (Coloque um cartaz com essa palavra). Em Efésios 4.32 (Mostre o cartaz) lemos: “Sede uns para com os outros benignos...”.


Benignidade é outro aspectos do Fruto do Espírito. Quem demonstra benignidade é benigno. O que quer dizer benigno? Benignidade? (Deixe as crianças tentarem responder).


Benignidade quer dizer: amabilidade, doçura, cortesia, gentileza. Quando digo que alguém é benigno, quero dizer que é alguém amável, doce, cortês, gentil.


A Bíblia diz que o Senhor é benigno. (111.4; 145.8,17; 36.7). E o Espírito Santo de Deus quer trabalhar em nossa vida para que nós também sejamos pessoas benignas.


Por causa da sua benignidade, Deus nos dá muitas coisas boas que necessitamos. Alguém pode citar alguma? Espere as crianças falarem. Abrigo, sustento, água, vida, luz, vida. (Salmos 36.7-9; 51.1; 86.5-6) Por ser benigno, Ele se compadece (isto é, tem compaixão) de nós, escuta e atende as nossas orações.
Deus nos diz para sermos benignos com os outros. Lucas 6.35 diz: Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. Mas será que é fácil ser benigno com alguém que irritou você ou o prejudicou? Não. Realmente não é. E como é que você e eu podemos ser benignos com alguém que nos tratou mal? Não podemos fazer isso por nós mesmos. Só vamos agir com benignidade quando permitimos que o Espírito Santo de Deus trabalhe em nossa vida para produzir o fruto. Quando você e eu recebemos Jesus Cristo como nosso Salvador, o Espírito Santo vem habitar em nossos corações, para nos guiar e ensinar. À medida que obedecemos à direção Espírito, vamos ficando mais parecidos com Jesus, quer dizer, passamos a agir como Jesus, mostrando em nossa vida o amor, a alegria e a benignidade. a fazer a vontade de Deus.


Em Lucas 6.32-36 lemos que, certa vez, Jesus disse aos seus discípulos que é fácil alguém amar ou ser gentil com seus amigos e parentes, e que mesmo pessoas que não crêem em Jesus agem assim. Mas quando você age pelo Espírito Santo, pode ser benigno a ponto de amar e ser gentil até com seus inimigos, isto é, com quem não gosta de você ou é seu amigo só por interesse.


Atividade Manual


Dobradura Fruto do Espírito: Benignidade


Use esta atividade após ministrar a lição “O Fruto do Espírito é Benignidade”. Conte ou relembre para as crianças a história do Bom Samaritano (Lucas 10.25-37), explicando como ele exercitou a benignidade para com o jovem que estava caído na estrada. Durante o desenvolvimento da atividade, peça para as crianças falarem sobre como podemos utilizar nossas mãos para ajudar outras pessoas.


Material necessário:


Cartolina ou outro tipo de papel grosso;
Lápis;
Régua;
Tesoura:

Passo a passo: Mão

1. Recorte um quadrado de cartolina. No exemplo utilizando um quadrado de 7,5 cm, mas você pode fazer maior, se desejar. Dobre esse quadrado ao meio. Abra e utilize a marca como referência para dobrar uma das metades até a marca (metade do quadrado), conforme figura 1.


2. Repita o processo com a outra metade, conforme figura 2.


3. Dobre novamente as duas partes até a metade, conforme figura 3 e 4.


4. Desdobre todo o papel. Deve ficar com 8 marcações no sentido vertical.


5. Repita todo o processo no sentido horizontal e desdobre todo o papel novamente. O objetivo é que você obtenha uma marcação de 64 quadradinhos, conforme figura 6.


6. Utilize o lápis para numerar os quadradinhos conforme a indicação da figura 7.


7. Ligue os números na ordem indicada, para formar o desenho de uma Mão (figura 8).


8. Utilize a tesoura para recortar a Mão, recorte seguindo a linha desenhada. Deverá ficar conforme figura 9.

Sugestões
  • Caso seus alunos sejam muito pequenos, você pode fazer uma Mão em casa e utilizar como molde na aula.
  • Você também pode duplicar a Mão (utilize um retângulo dobrado ao meio, em vez de um quadrado), na hora de recortar Deise os punhos ligados, para obter um cartão.
  • Escreva o Versículo para Memorizar dentro da Mão a fim de que a criança leve para casa.

Fonte: Revista O Evangelista de Crianças - jan-mar/2012

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! :)
    Estou também sempre a procura materiais bons e bíblicos para a aula das crianças.
    E com esse intuito, criei a série BOAS NOVAS AOS PEQUENINOS, com livros e jogos. Se for útil, este é o link: http://sabrinasukerthreflexoes.blogspot.com.br/p/atividades-para-escola-biblica.html
    Deus abençoe seu ministério! Sabrina

    ResponderExcluir
  2. estava precisando de um material prático para os meus alunos da EBD e encontrei aqui parabéns continue sempre parabéns que Deus possa estar sempre te dando sabedoria.

    ResponderExcluir